Perna e Corpo
Pele Extremamente Seca
Pele extremamente seca ou pele extremamente ressecada exige hidratação para evitar mais ressecamento, irritação e até mesmo vermelhidão.
Cuidado com os Pés
Conheça o Universo do Pé
Mais sobre Pele Extremamente Seca
Pele extremamente seca ou pele extremamente ressecada precisa de cuidados e de hidratação constante. Para evitar que a pele chegue a essa condição, vale incluir na rotina diária o uso de creme, óleo ou loção hidratante.
O ressecamento da pele pode variar em intensidade e ser acompanhado de irritação e de vermelhidão. Diversas são as causas do ressecamento da pele, desde a falta de ingestão adequada de água até doenças como diabetes.
Pode haver confusão quando se fala em pele seca e pele ressecada, mas há uma diferença importante entre elas: a pele seca é um tipo de pele, já a pele ressecada é uma condição da pele. Por isso, a desidratação pode existir em qualquer tipo de pele, inclusive nas mistas e nas oleosas.
Diversos fatores externos podem provocar a desidratação da pele como poluição, condições climáticas, exposição solar etc. Ou pode ser provocada por falta de cuidados, por exemplo com a alimentação, ingestão inadequada de água, banhos muito quentes, excesso de esfoliação etc. Até mesmo alguns medicamentos podem provocar ressecamento da pele. Dentre os fatores internos estão questões hormonais e genéticas. Até mesmo o cigarro é responsável por ressecar a pele. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) os danos oxidativos são um dos responsáveis por esse efeito. Substâncias presentes no tabaco inibem a produção de uma importante proteína para a hidratação da pele, o colágeno e interferem na circulação sanguínea, promovendo vasoconstrição e resultando tanto no aspecto opaco quanto no ressecamento da pele.
A condição de pele extremamente seca pode resultar em rachaduras ou fissuras que muitas vezes são doloridas. Pode resultar também em descamação e até coceira. Por isso, prevenir com uso diário de hidratante é fundamental. Há vários ativos presentes em hidratantes que aceleram a recuperação da pele, como por exemplo a uréia em concentrações que vão de 2% até 10%. Porém é importante observar que o uso constante de produtos com uréia devem ser evitados por diabéticos, cuja pele é mais frágil e seca por causa das alterações provocadas pelo excesso de glicose no sistema nervoso autônomo que controla e produz o suor e o sebo. Esse público diabético pode sofrer com fissuras ou rachaduras na pele que a deixa vulnerável a infecções bacterianas e fúngicas. Por isso é importante escolher um hidratante seguro para a pele do diabético.
Antes de escolher o melhor hidratante para uma pele extremamente seca é recomendado consultar um dermatologista para avaliar a condição da pele. Ele vai indicar o melhor tratamento de acordo com cada necessidade.